Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Efésios 5:1-2Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. Colossenses 4:5
Néscio é o que conhece, mas não pratica. O Sábio obedece voluntariamente, não precisa obedecer por meio da punição, pois tem prazer na lei do Senhor.
O Espírito Santo espera que usemos nosso tempo, aqui na terra, para investirmos nos bens celestiais. Sábio é aquele que ganha almas, que tem seu coração voltado para o plano de Deus. Com todo amor, o Espírito aconselha: “Este é o caminho, vá por aqui, não ande pelo caminho dos néscios.” “Portai-vos com sabedoria… aproveitai as oportunidades.”
Portar-se com sabedoria, com atitudes que expressem os mandamentos de Deus. Não podemos ser como os néscios que pregam e não vivem o que professam. Devemos andar com sabedoria divina, porque a mundana será aniquilada.
Aproveitar as oportunidades não é tornar-se inconveniente. Andar em sabedoria é andar no Espírito, e o Espírito abre as oportunidades, e Ele expõe, não impõe.
Se não andarmos no Espírito, não vamos discernir, quando devemos, ou não falar. Nosso evangelismo deve ser pelo modo como vivemos, como nos portamos diante das dificuldades, das ofensas, das calúnias, como vivemos em nossa casa, como tratamos nossos familiares e, até mesmo, quando vivemos nossas vitórias. Nossas ações e reações falam mais que nossas palavras. Precisamos ser guiados pela sabedoria que vem de Deus, tendo uma vida de oração, pensando nas coisas do alto, clamando para Deus trazer as oportunidades. Clamando todo o tempo para compreendermos qual é a vontade de Deus em cada situação.
Todo o tempo é tempo de viver e crescer em sabedoria.
Sabedoria é extrair proveito de toda e qualquer circunstância, porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria!