Em João 1:12 está escrito: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”
O batismo é garantia de resgate dos Filhos de Deus e a marca que nos separa como povo escolhido do Senhor e rebanho do Seu pastoreio.
A Bíblia nos explica que, antes de sermos batizados, somos criaturas. Mas como lemos acima, a partir do momento em que tomamos a decisão de nos batizarmos, somos marcados com o selo de Cristo Jesus, que atesta nos céus e na terra que agora somos Seus filhos. A partir de então, estamos livres da condenação do inferno e da morte eterna, e somos libertos para viver uma vida com Cristo. “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1.
Por isso, o batismo é uma decisão que só você, como indivíduo, pode tomar. Essa decisão não pode ser feita por outra pessoa, porque o marco do batismo simboliza uma escolha de entrega e rendição completa e absoluta de sua vida para Cristo Jesus, e isso só você pode escolher fazer.
Por que o batismo é feito nas águas?
A simbologia do batismo nas águas significa purificação. No momento em que você submerge na água e emerge novamente, há a testificação de que sua velha natureza e todos os pecados que você carregava foram crucificados com Cristo na cruz e lançados no mar do esquecimento.
O batismo é o seu primeiro passo na caminhada com Deus. E ter abandonado os pecados póstumos não significa que viverá uma vida perfeita e sem tentações, mas quer dizer que agora, o Espírito Santo tem autoridade em sua vida para te guiar e instruir em todas as suas decisões.
Cada passo que damos como cristãos requer um pouco mais de renúncia de nós mesmos – assim como disse João, requer que Ele cresça e nós diminuamos – mas uma coisa é certa: o batismo é a melhor escolha que você pode fazer.
Abrindo mão de Sua glória, Jesus se vestiu de humildade e andou em nosso meio.
Ele ofereceu um banquete aos famintos, luz para os que andavam em trevas e amor para os rejeitados. Ele abraçou leprosos, incluiu os desprezados e maltratados, e pregou para todos sobre o amor de Deus. Ele foi amigo, irmão, pastor e conselheiro fiel. Mas, acima de tudo, Ele foi, e será para sempre, nosso salvador.
Você pode entender um pouco sobre Jesus ao ler a Bíblia, mas só irá conhecê-Lo de fato quando tiver um íntimo relacionamento com Ele. Jó 42:5 diz: Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Jesus já te enxerga, mas Ele também quer ser visto por Você. O maior prazer do Criador sempre foi se relacionar com Sua criação, e foi isso que a obra de salvação nos trouxe. Ao ler sobre o batismo descobrimos que essa é a nossa garantia de resgate.
Jesus, então, é o nosso resgatador. Ele assinou os papéis de adoção e nos incluiu em Sua família. Não é uma imensa alegria saber que não somos mais órfãos? O Pai nos olhou com tanto amor que nos quis ter em Seus braços novamente.
Jesus não veio trazer uma religião, propagar autoritarismo ou pregar um fingimento; Ele veio para falar sobre o maior amor do mundo, e para restaurar a conexão com o Pai, que havíamos perdido. E se você tomar a decisão de aceitá-lo em sua vida, Ele deixará de ser um desconhecido e se tornará o melhor amigo que você pode ter.